Document with Pen

Valência

Rendimento Social de Inserção

O Rendimento Social de Inserção (RSI) é uma prestação pecuniária do Subsistema de Solidariedade Social da Segurança Social

Sobre a Resposta Social

O RSI é um direito dos cidadãos em situação de carência económica grave, requerido junto do Serviço Local da Segurança Social, o qual se destina a proteger as pessoas que se encontrem em situação de pobreza e exclusão social.

 

Este direito garante o acesso:

  • a uma prestação solidária para assegurar a satisfação das suas necessidades mínimas;

  • ao acompanhamento e apoio especializado da equipa que negoceia e contratualiza com as famílias um conjunto de ações de acordo com as suas características e condições, visando uma progressiva inserção social, laboral e comunitária dos seus membros.

 

Estaremos cá para o ajudar a ultrapassar a fase de fragilidade!

Serviços

Desde junho de 2005 que a SCML tem uma equipa pluridisciplinar constituída por dois técnicos superiores e uma ajudante de ação direta, responsável pela inserção de, aproximadamente, 140 famílias.

 

A intervenção incide no acompanhamento efetivo, junto das famílias, numa perspetiva de apoio, suporte e capacitação, de modo a criar condições para percursos de autonomia.

Esta intervenção privilegia o foco de atuação em dimensões diversificadas, conforme as necessidades e especificidades de cada um, desenvolvendo ações nas áreas de emprego e formação profissional, educação, habitação, saúde, cidadania e ação social, em articulação com os vários agentes locais (públicos e privados) na procura de respostas e recursos que potenciem as oportunidades de (re)inserção social.

Para mais informações entre em contacto através do telefone 255 810 741

Brazão_SCML-removebg-preview.png

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LOUSADA

©2021 by Santa Casa da Misericórdia de Lousada